A
Expansão Geral do Evangelho
John Wesley
'Não se fará mal nem
dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento
do Senhor, como as águas cobrem o mar'. (Isaías 11:9)
1. Em que condição
está o mundo, no momento! Como a escuridão, as trevas intelectuais, ignorância,
com vício e miséria, presentes sobre ele, cobrem a face da terra! Da
investigação cuidadosa feita com infatigáveis esforços, por nosso engenhoso
conterrâneo, Sr. Brerewood; (que viajou por uma grande parte do mundo
conhecido, com o objetivo de formar um julgamento mais exato), supondo-se que o
mundo esteja dividido em trinta partes; dezenove delas são ateus declarados,
tão completamente ignorantes de Cristo, quanto se Ele nunca tivesse vindo ao
mundo:Seis das partes restantes são Maometanos declarados: De modo que apenas
cinco em trinta são tanto quanto nominalmente cristãos!
2. E que seja lembrado
que, desde que este cálculo foi feito, muitas nações novas foram descobertas;
inúmeras ilhas, particularmente no Mar do Sul, larga e bem habitada: Mas, por
que? Pelos ateus do tipo mais comum; muitos deles inferiores às bestas do
campo. Se eles comem homens ou não (o que, na verdade, eu não possa encontrar
algum fundamento suficiente para acreditar), eles certamente matam tudo que
lhes cai nas mãos. Eles são, portanto, mais selvagens do que os leões; que
matam não mais criaturas do que seja necessário para satisfazer sua fome no
momento. Veja a real dignidade da natureza humana! Aqui ela aparece em sua
pureza genuína, não poluída, se por aqueles 'corruptores gerais, reis', ou pelo
menor traço de religião!
O que Abbe Raynal [Guillaume-Thomas-Francois
Raynal (1713-1796). O "Abbe Raynal," escritor francês, que nasceu
em Saint- Geniez em Rouergue em 12 de
Abril de 1713. Filósofo e Historiador Político. Entre os objetos de seus mais
ferozes ataques estava a Inquisição e os métodos europeus de colonização --
tradutora] iria dizer
disto?
3. Um pouco, e não
mais que um pouco, acima dos pagãos na religião, estão os Maometanos. Mas quão
longe e amplamente esta ilusão miserável tem se espalhado sobre a face da
terra! De tal maneira, que os Maometanos são consideravelmente maiores em
número (na proporção de seis para cinco) do que os cristãos. E por todos os
relatos que têm alguma pretensão de autenticidade, esses também, em geral, são
extremamente estranhos a toda a religião verdadeira, como seus irmãos
quadrúpedes; tão destituídos de misericórdia, como os leões e tigres; tanto desistiram
da luxúria brutal, quanto dos touros ou cabras. De modo que eles são, na
verdade, uma desgraça para a natureza humana, e uma praga a todo que estão sob
seu jugo de ferro.
4. É verdade que uma
escritora notável (Lady Mary Wortley Montague) dá uma característica muito
diferente deles. Com a mais fina fluência de palavras; da maneira mais elegante
de linguagem, ela se esforça para lavar o etíope branco. (*) Ela os representa
como muitos graus acima dos cristãos; como alguns dos povos mais amáveis no
mundo; como possuídos de todas as virtudes sociais; como alguns dos mais
aperfeiçoados dos homens. Mas eu não posso, de maneira alguma, receber seu
relato: eu não posso confiar em sua autoridade. Eu acredito que esses ao redor
dela tinham exatamente tanta religião quanto a admiradora deles tinha, quando
ela foi admitida no nas partes interior do Grande Harém do Lorde. Não obstante,
portanto, todo que tal testemunha faz ou pode dizer em favor deles, eu creio
que os turcos, em geral, são pouco melhores, se algum, afinal, do que a
generalidade dos pagãos.
[Lady
Mary Woethley (1689-1762) introduziu na Inglaterra a prática turca de
inoculação da varíola, em crianças sadias, com o objetivo de conferir
imunidade. Embora esse crédito tenha sido dado a Edward Jenner (1749-1823) --
tradutora].
[(*)
Fábula traduzida por George Fyler Townsend: O Etíope. -- O comprador de um
servo negro foi persuadido de que a cor de sua pele surgiu da sugeira
contraída, através da negligência de seus primeiros mestres. Ao trazê-lo para
casa, ele recorreu a todos os meios para limpá-lo e sujeitou o homem a
incessantes esfregões. O servo pegou uma gripe severa, mas ele nunca mudou sua
cor ou compleição – O que é inato irá se fixar à carne. – tradutora]
5. E poucos, se algum,
afinal, melhores do que os turcos são os cristãos nos domínios turcos, mesmo os
melhores deles; aqueles que vivem na Morea, ou estão espalhados, para cima e
para baixo na Ásia. Os mais numerosos corpos de georgianos, cristãos
mengrelianos, são um aforismo de reprovação aos próprios turcos; não apenas por
sua ignorância deplorável, mas por sua total, estúpida, e bárbara religião.
6. Dos mais autênticos
relatos, que nós podemos obter dos cristãos sulistas, aqueles na Abissínia, e
das Igrejas nordeste, sob a jurisdição do Patriarca de Moscou, nós temos razão
para temer que muitos estão na mesma condição, ambos com respeito ao
conhecimento e religião, que aqueles na Turquia. Ou, se aqueles na Abissínia
são mais civilizados, e têm uma maior porção de conhecimento, ainda assim, eles
não parecem ter alguma religião mais do que tanto os Maometanos quanto os
pagãos.
7. As igrejas
ocidentais parecem ter a primazia sobre todas essas em muitos aspectos. Elas
têm abundantemente mais conhecimento: Elas têm formas de adoração mais bíblica
e mais racional. Ainda assim, dois terços delas estão envolvidas nas corrupções
da Igreja de Roma; e a maioria destas familiarizada com tanto a teoria, quanto
a prática da religião. E com respeito àqueles que são chamados de Protestantes,
ou Reformados, qual familiaridade eles têm com ela? Coloque os Papistas e
Protestantes; francês e inglês, juntos, a parte principal de uma e de outra
nação; e que tipo de cristãos eles são? Eles são 'santos, assim como Ele que os
chamou é santo?'. Eles estão preenchidos com a 'retidão, a paz, e a alegria no
Espírito Santo?'. Existe neles 'aquela mente que também estava em Jesus
Cristo?'. E eles 'caminham, como Cristo também caminhou?'. Não, eles estão tão
longe disto, quanto o inferno dos céus!
8. Tal é o presente
estado da humanidade em todas as partes do mundo! Mas quão espantoso é isto, se
existe um Deus no céu, e se seus olhos estão sobre toda a terra! Será que Ele
pode menosprezar a obra de suas próprias mãos? Certamente, este é um dos
maiores mistérios debaixo do céu! Como é possível reconciliar isto com tanto a
sabedoria, quanto a bondade de Deus? E o que pode trazer tranqüilidade à uma
mente zelosa, sob tão melancólica perspectiva? O que, a não ser a consideração
de que as coisas não serão sempre assim; que um outro cenário será inaugurado?
Deus será zeloso de sua honra: Ele irá levantar e manter sua própria causa. Ele
irá julgar o príncipe deste mundo, e destruí-lo de seu domínio usurpado. Ele
dará a seu Filho 'os ateus para sua herança, e as partes mais extremas da terra
para sua possessão'. 'A terra deverá ser preenchida com o conhecimento do
Senhor, assim como as águas cobrem o mar'. O conhecimento amoroso de Deus
deverá cobrir a terra; deverá preencher cada alma do homem, produzindo
santidade e felicidade uniformes e ininterruptas.
9. 'Impossível',
alguns homens dirão, 'sim, a maior de todas as impossibilidades, é a de que
podemos ver um mundo cristão; sim, uma nação cristã, ou uma cidade! Como essas
coisas podem ser?'. Sobre uma suposição, de fato, não apenas toda a
impossibilidade, mas toda a dificuldade desaparece. Apenas supondo que o
Altíssimo aja irresistivelmente, e a coisa é feita; sim, com a mesma facilidade
de quando 'Deus disse, Haja luz, e houve luz'. Mas, então, o homem não existiria mais: Sua
natureza interior estaria mudada. Ele não mais seria um agente moral, não mais
do que o sol, ou o vento; já que ele não mais seria dotado de liberdade, -- um
poder de escolha, ou uma autodeterminação: conseqüentemente, ele não mais seria
capaz de virtude ou vicio, de recompensa ou punição.
10. Mas colocando de
lado este grosseiro modo de desfazer o nó que nós não somos capazes de desatar,
como todos os homens podem se tornar santos e felizes, enquanto continuam sendo
homens? Enquanto eles ainda desfrutam, ambos do entendimento, afeições, e a
liberdade que são essenciais a um agente moral? Parece existir um caminho claro
e simples de remover esta dificuldade, sem nos emaranharmos em algumas
indagações engenhosas e metafísicas. Uma vez que Deus é Único, então a obra de
Deus é uniforme em todas as épocas. Nós não podemos, então, conceber como ele
irá operar nas almas dos homens, nos tempos vindouros, considerando como Ele
opera agora, e como Ele forjou nos tempos passados?
11. Pegue um exemplo
disto, e tal exemplo, no qual você não poderá facilmente ser enganado. Você
sabe como Deus forjou em sua própria alma, quando Ele primeiro o capacitou a
dizer, 'A vida que eu agora vivo, eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me
amou, e deu a si mesmo por mim'. Ele não desprezou seu entendimento, mas o
iluminou e fortaleceu. Ele não destruiu quaisquer de suas afeições; elas
ficaram mais vigorosas do que antes. Menos do que tudo, Ele não lhe tirou sua
liberdade; seu poder de escolher o bem ou o mal: Ele não o forçou; mas, sendo
assistido pela Sua graça, você, assim como Maria, escolheu a melhor parte.
Exatamente assim, Ele assistiu cinco em uma casa para fazer aquela escolha
feliz; cinqüenta ou cinco mil em uma cidade; e muitos milhares em uma nação; --
sem despojar, de algum deles, a liberdade que é essencial a um agente moral.
12. Não que eu negue
que existam casos isentos, nisto. O poder esmagador da graça salvadora, durante
um tempo, operou tão irresistivelmente quanto a luz caiu dos céus. Mas eu falo
da maneira geral de Deus de operar, da qual eu conheço inumeráveis exemplos;
talvez, mais nestes cinqüenta anos passados, do que alguém na Inglaterra ou na
Europa. E, com respeito, até mesmo, a esses casos isentos; embora Deus trabalhe
irresistivelmente, durante algum tempo, ainda assim, eu não acredito que exista
alguma alma humana, na qual Deus operou irresistivelmente em todos os tempos.
Mais do que isto, eu estou completamente persuadido de que não existe. Eu estou
persuadido de que não existem homens vivos que tenham, tantas vezes, resistido
ao Espírito Santo', e tornado nulo 'o conselho de Deus, contra si mesmos'. Sim,
eu estou persuadido que cada filho tem tido, ao mesmo tempo, 'vida e morte
colocadas diante dele'; vida eterna e morte eterna; e tem, em si mesmo, o voto
decisivo. Também verdadeiro é aquele renomado dizer de Santo Austin (um dos
mais nobres que ele alguma vez afirmou): 'Ele que nos fez, sem nós mesmos, não
irá nos salvar sem nós mesmos'. Agora, da mesma maneira, como Deus converteu
tantos para si mesmo, sem destruir sua liberdade, Ele pode, indubitavelmente,
converter todas as nações, ou o mundo todo; e é tão fácil para Ele converter o
mundo, quanto uma alma individual.
13. Vamos observar o
que Deus já tem feito. Entre cinqüenta ou sessenta anos atrás, Deus ergueu
alguns jovens, na Universidade de Oxford, para testificar essas grandes
verdades, que eram, então, pouco atendidas: -- que sem a santidade, nenhum
homem veria ao Senhor; -- que esta santidade é a obra de Deus, quem opera em
nós tanto o querer quanto o fazer; -- que Ele faz isto, de seu bom prazer,
meramente pelos méritos de Cristo; -- que esta santidade é a mente que estava
em Cristo; nos capacitando a caminhar, assim como Ele também caminhou; -- que
nenhum homem pode ser assim santificado, até que ele seja justificado; -- em
que nós somos justificados pela fé somente. Essas grandes verdades, eles
declararam em todas as ocasiões, em privado ou em público; tendo nenhum
objetivo, a não ser promover a glória de Deus, e nenhum desejo, a não ser
salvar almas da morte.
14. De Oxford, onde
primeiro apareceu, a pequena levedura se espalhou mais e mais amplamente. Mais
e mais, viu a verdade, como ela está em Jesus, e a recebeu no Seu amor. Mais e
mais, encontrou 'redenção, através do sangue de Jesus, até mesmo, o perdão dos
pecados'. Eles nasceram novamente do Seu Espírito, e foram preenchidos, com a
retidão, a paz, e a alegria, no Espírito Santo. Mais tarde, espalha-se para
todas as partes da terra, e algo pequeno transforma-se em milhares. Espalha-se,
então, na Grã-Bretanha Norte e Irlanda; e poucos anos depois, para dentro de
Nova York, Pensilvânia, e muitas outras províncias na América, mesmo tão
grande, quanto Terra Nova e Nova Escócia. De modo que, embora, a princípio,
este 'grão de semente de mostarda' fosse 'o menor de todas as mentes'; ainda
assim, em poucos anos, ele se tornou 'uma árvore larga, e produziu grandes
ramos'.
15. Geralmente, quando
essas verdades, justificação pela fé, em particular, foram declaradas em alguma
grande cidade, depois de alguns dias, ou semanas, lá, de repente, se reuniu uma
grande congregação, -- não em um lugar afastado, mas em Londres, Bristol,
Newcastle-upon-Tyne, em particular, -- um violento e impetuoso poder que, como
vento poderoso ou temporal ameaçador, fez, então, os opositores todos fugirem.
E isto continuou, com intervalos mais curtos ou mais longos, por
diversas semanas ou meses. Mas, gradualmente diminuiu, e, então, a obra de Deus
foi conduzida, por graus moderados; enquanto que o Espírito concedeu, ao
irrigar a semente que tinha sido semeada; ao confirmar e fortalecer aqueles que
tinham crido, que sua influência infundisse, secretamente, renovando-se, como
orvalhos silenciosos. E esta diferença, em sua maneira usual de trabalhar foi
observável, não apenas na Grã-Bretanha e Irlanda, mas em cada parte da América,
do Sul ao Norte, onde quer que a palavra de Deus chegasse com poder.
16. Assim sendo, não é
altamente provável que Deus irá levar sua obra, da mesma maneira, como Ele
começou? Que Ele irá levá-la, eu não posso duvidar; por mais que Lutero possa
afirmar, que um avivamento da religião nunca dura mais que uma geração, -- que
é, de trinta anos; (considerando que o presente avivamento já continua acima de
cinqüenta anos), ou, não obstante os profetas do mal possam dizer: 'Tudo
chegará ao fim, quando os primeiros agentes forem removidos'. É muito provável,
então, que haverá um grande abalo; mas eu não posso me persuadir a pensar que
Deus tem forjado tão gloriosa obra, para deixá-la submergir e morrer em poucos
anos. Não: Eu confio que isto é apenas o começo de uma obra ainda maior; o
alvorecer 'da glória dos últimos dias'.
17. E não é provável
que Ele irá levar sua obra, da mesma maneira que Ele começou? Primeiro,
expandindo-na, neste ou naquele lugar, para que possa haver uma abundância, uma
torrente de graça; e, assim, em algumas outras ocasiões específicas, que 'o Pai
reservou em seu próprio poder': Mas, em geral, parece que o reino de Deus não 'virá
com contemplação'; mas silenciosamente aumentará, onde quer que ele se
estabeleça, e se espalhará de coração para coração, de casa em casa, de cidade
em cidade, de um reino para outro. Ele não pode se espalhar, primeiro, através
das províncias restantes, então, através das ilhas da América do Norte; e, ao
mesmo tempo, da Inglaterra para a Holanda, onde já existe um trabalho abençoado
em Utrecht, Harlem, e muitas outras cidades? Provavelmente, ele irá se espalhar
desses para os Protestantes na França; para aqueles na Alemanha, e aquelas na
Suíça; então para a Suécia, Dinamarca, Rússia, e todas as outras nações Protestantes
na Europa.
18. Nós não podemos
supor que a mesma levedura da pura e imaculada religião, do conhecimento e amor
de Deus, experimental; de santidade interior e exterior, irá, mais tarde, se
espalhar para os Católicos Romanos, na Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda; na
Alemanha, França, Suíça; e em todas as outras regiões, onde os Papistas e
Protestantes vivem misturados e usualmente conversam uns com os outros? Não
será, então, fácil para a sabedoria de Deus traçar um caminho para a religião,
na vida e poder dela, dentro dessas regiões que são meramente Papistas; como a
Itália, Espanha e Portugal? E ela não pode ser gradualmente difundida dessas
para todas que são chamadas pelo nome de Cristo, nas várias províncias da
Turquia, na abissínia; sim, e nas partes mais remotas, não apenas da Europa,
mas da Ásia, África e América?
19. E, em cada nação,
debaixo do céu, nós podemos razoavelmente acreditar que Deus irá observar a
mesma ordem que Ele tem dado, desde o começo do Cristianismo, 'Eles todos
deverão conhecer a mim, diz o Senhor'; não do maior para o menor (esta é aquela
sabedoria do mundo que é tolice para Deus); mas 'do menor para o maior'; para
que o louvor não possa ser de homens, mas de Deus. Antes do fim, mesmo os ricos
deverão entrar no reino de Deus. Junto com eles, entrarão o grande, o nobre, o
honrado; sim, os soberanos, os príncipes, os reis da terra. Por último, o sábio
e culto, os homens de engenhosidade, os filósofos, serão convencidos de que
eles são tolos; serão 'convertidos, e se tornarão como as criancinhas', e 'entrarão
no reino de Deus'.
20. Então, aquela
graciosa promessa deverá ser consumada na casa de Israel; a Israel espiritual, "Eu
colocarei minhas leis nas mentes deles, e escreverei em seus corações: E serei
para eles um Deus, e eles serão para mim, meu povo. E todo homem ensinará ao
seu próximo; e cada homem a seu irmão, dizendo: 'Eu conheço o Senhor': Porque
eles deverão me conhecer, do maior para o menor. Porque eu seria misericordioso
para os iníquos, e dos seus pecados e suas iniqüidades não mais me
lembrarei". Então, 'os tempos da renovação' universal 'virão da presença
do Senhor'. O grande 'Pentecoste virá completamente', e 'os homens devotos, em
todas as nações, debaixo do céu', mesmo que distantes umas das outras, 'serão
preenchidos com o Espírito Santo'; e 'continuarão firmes na doutrina
apostólica, e na camaradagem, e no repartir o pão, e nas orações'; eles 'comerão
sua carne', e farão tudo que eles tiverem que fazer, 'com alegria e singeleza
de coração. Grande graça estará sobre eles todos'; e eles serão 'todos de um só
coração e uma só alma'. A conseqüência natural e necessária disto será a mesma
que foi no começo da Igreja Cristã: 'Nenhum deles irá dizer que quaisquer que
sejam as coisas que ele possui lhe pertencem; mas terão todas as coisas em
comum. Nem existirá entre eles alguém que necessite: Porque os que tiverem
posses de terras e casas irão vendê-las; e a distribuição será feita a todo
homem, de acordo com sua necessidade'. Todos os seus desejos, portanto, e paixões,
e temperamentos terão um só molde; enquanto todos estiverem fazendo a vontade
de Deus na terra, assim como ela é feita nos céus. Todas 'as suas conversas
serão temperadas com sal' e 'ministrarão a graça aos que ouvem'; vendo que não
será tanto eles que falarão, 'mas o Espírito do Pai que falará neles'. E não
haverá 'raiz de amargura brotando', quer para corromper ou perturbá-los: Não
haverá Ananias ou Safira, para trazer de volta a praga do amor ao dinheiro em
meio deles: Não haverá parcialidade; nenhuma 'viúva negligenciada na
ministração diária'. Conseqüentemente, não existirá tentação para algum
pensamento murmurante, ou palavra indelicada, de um contra o outro, enquanto
eles todos foram de um só coração e alma. E apenas o amor instrua o todo.
21. A grande pedra de
tropeço, estando, assim, felizmente, removida do caminho, ou seja, das vidas
dos cristãos, os maometanos irão olhar para eles com outros olhos, dando
atenção às suas palavras. E como as palavras destes serão revestidas com a
energia divina, atendidas com a demonstração do Espírito, e do poder, aqueles
que temem a Deus, logo irão tomar conhecimento do Espírito, por meio do qual os
cristãos falam. Eles 'receberão com mansidão a palavra enxertada', e produzirão
frutos com amor. Partindo deles, a levedura logo se espalhará para aqueles que,
até então, não tinham o temor de Deus, diante dos olhos. Observando os
'galhofeiros cristãos', como eles costumam denominá-los, terem mudado a
natureza deles; tornando-se sóbrios, moderados, justos, benevolentes; e isto,
apesar de todas as provocações ao contrário; por admirarem suas vidas, eles
certamente serão conduzidos a considerar e abraçar a doutrina deles. E, então,
o Salvador dos pecadores irá dizer, 'A hora é chegada; eu glorificarei meu Pai:
Eu buscarei e salvarei o rebanho que estava vagueando nas montanhas escuras.
Agora eu me vingarei do meu inimigo, e arrancarei a presa dos dentes do leão.
Eu recuperarei para mim as épocas perdidas: Eu reivindicarei a compra de meu
sangue'. Assim, Ele seguirá na grandeza de Suas forças, e todos os seus
inimigos fugirão diante Dele. Todos os profetas das mentiras desaparecerão, e
todas as nações que os seguiram deverão conhecer o grande Profeta do Senhor, 'poderoso
na palavra e ação'; e 'honrará o Filho, assim como eles honram o Pai'.
22. E, então, a grande
pedra de tropeço, sendo removida, também das nações pagãs, o mesmo Espírito se
derramará sobre eles; até mesmo aqueles que permanecem nas partes mais extremas
do mar. Os pobres selvagens americanos não mais perguntarão, ''Por que os
cristãos são melhores do que nós?' -- Quando eles vêem a sua prática firme da
temperança universal, e da justiça, misericórdia, e verdade. Os ateus
malabarianos [de Malabar, na Índia] terão não mais espaço para dizer, 'Cristão
toma minha mulher: Cristão bebe muito: Cristão mata o homem! Cristão diabólico!
Eu não cristão!'. Antes, vendo quão longe, os cristãos excederam seus próprios
compatriotas, em tudo quanto é amoroso e de bom relato, eles irão adotar uma
linguagem muito diferente, e dizer, 'Cristão-Anjo!'. As vidas santas dos
cristãos serão um argumento que eles não saberão como resistir: vendo que os
cristãos firmemente e uniformemente praticam o que é de acordo com a lei
escrita em seus próprios corações; seus preconceitos irão rapidamente
desaparecer, e eles receberão alegremente 'a verdade, como ela está em Jesus'.
23. Nós podemos
razoavelmente acreditar que as nações pagãs que estão misturadas com os
cristãos, essas que limitam as nações cristãs, e têm um intercurso constante e
familiar com eles, serão algumas das primeiras que aprenderão a adorar a Deus
em espírito e verdade; aquelas, por exemplo, que vivem, no continente da
América, ou nas ilhas, e têm recebido colônias da Europa. Tais são igualmente
todos esses habitantes das Índias orientais que estão em contato com qualquer
uma das colônias cristãs. A essas, podem ser acrescentadas numerosas tribos de
tártaros, as partes atéias da Rússia, e os habitantes da Noruega, Finlândia, e
Lapônia. Provavelmente, essas serão seguidas por aquelas das nações mais
distantes, com as quais, os cristãos negociam; às quais eles irão conceder o
que é de um valor infinitamente maior do que as pérolas da terra, ou o ouro e
prata. O Deus do amor irá, então, preparar seus mensageiros, e abrir caminho
nas regiões polares; nas mais profundas reentrâncias da América, e no interior
das partes da África; sim, no coração da China e Japão, com as cidades anexas a
elas. E 'o som deles' irá, então, 'seguir em frente, para todas as terras, e
suas vozes, até os confins da terra!'.
24. Mas uma
considerável dificuldade ainda permanece: Existem muitas nações pagãs no mundo
que não têm intercurso, quer, através de comércio, ou alguns outros meios, com
os cristãos de qualquer tipo. Tais são os habitantes de numerosas ilhas no Mar
do Sul, e provavelmente, em todos os largos braços do oceano. Agora, o que
deverá ser feito a esses pobres proscritos? 'Eles deverão crer', diz o
Apóstolo, 'naquele a quem eles nunca tinham ouvido? E como eles deveriam ouvir,
sem um pregador?'. Você pode acrescentar: 'E como eles pregarão, a menos que
sejam enviados?'. Sim, mas Deus não é capaz de enviá-los? Ele não pode
levantá-los, por assim dizer, dessas pedras? E Ele, alguma vez, necessitou de
meios para enviá-los? Não: Existissem outros meios: Ele poderia 'tirá-los de
Seu Espírito', como ele fez com Ezequiel. 'Então o Espírito me levantou, e ouvi
por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita seja a glória
do Senhor, desde o seu lugar' (Ezequiel 3:12). Ou, através de Seu anjo, como
com Felipe, e os fez descer para onde agradou a Ele. 'Mas um anjo do Senhor
falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul, pelo caminho que
desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto'.(Atos 8:26). Sim, Ele pode se
certificar de milhares de caminhos para o homem tolo desconhecido. E ele
certamente o fará: Porque céu e terra passarão; mas Sua palavra permanecerá:
Ele dará 'a parte mais extrema da terra, para a possessão de Seu Filho'.
25. E assim, também,
toda Israel deverá ser salva. Porque 'a ignorância tem acontecido a Israel',
como o grande Apóstolo observa em (Romanos
11:25-30), até que a plenitude dos 'gentios haja sobre eles'. Então, 'o
Libertado,r que apareceu em Sião, desviará as iniqüidades de Jacob'. 'Deus agora
os firmou na descrença, para que Ele pudesse ter misericórdia para com todos'. Sim, e Ele terá misericórdia sobre toda a
Israel, quando der a eles todas as bênçãos temporais, juntamente com todas as
bênçãos espirituais. Porque esta é a promessa: 'Porque o Senhor teu Deus te
reunirá de todas as nações, para onde o Senhor teu Deus te espalhou. E Ele irá
trazer-te para a terra que teus antepassados possuíram, e tu deverás possuí-la
também. E o Senhor teu Deus irá circuncidar teu coração, e o coração de tua
semente, no amor do Senhor teu Deus, com todo teu coração, e com toda tua
alma'. (Deuteronômio 30:3). Novamente: 'Eu os ajuntarei de todas as regiões,
para onde eu os dirigi: E os trarei novamente para este lugar, e farei com que
eles habitem seguramente: E darei a eles um coração, e um caminho, para que
eles possam temer a mim para sempre. Eu colocarei o temor de mim, em seus
corações, para que eles não se separem de mim. E os fixarei nesta terra,
seguramente, com todo meu coração e com toda minha alma'. (Jeremias 21:37). E
novamente: 'Eu o tirarei de entre os pagãos, e o tirarei de todas as regiões, e
o trarei para sua própria terra. Então, eu irei borrifar água limpa sobre você,
e você ficará limpo: Eu o limparei de toda sua sujidade, e de todos os seus
ídolos; E você habitará na terra que eu dei aos seus antepassados, e você será
meu povo, e eu serei o teu Deus (Ezequiel 36:24).
26. Naqueles dias,
todas aquelas gloriosas promessas feitas à Igreja Cristã serão executadas, e
não serão restritas a esta ou aquela nação, mas incluirão todos os habitantes
da terra. 'Eles não causarão dano, nem destruição em todos os meus montes
santos'. (Isaías 11:9) 'A violência não mais será ouvida em tua terra,
devastação, nem destruição dentro de tuas fronteiras; mas tu chamaras tuas
muralhas de Salvação, e teus portões de Louvor'. Tu serás rodeado de todos os
lados com salvação, e todos que atravessarem teus portões louvarão a Deus. 'O
sol não mais deverá ser tua luz, através do dia; nem a lua fornecerá a ti
luminosidade: Mas o Senhor será para ti a luz eterna, e teu Deus e tua glória'.
A luz do sol e da lua será tragada, na
luz do semblante do Senhor, brilhando sobre ti. 'Teu povo também deverá ser
todo justo… a obra de minhas mãos, para que eu possa ser glorificado'. 'Como a
terra produzirá seu embrião, e o jardim fará com que as coisas que são semeadas
nele brotem; assim o Senhor Deus fará com que a retidão e o louvor brotem
diante de todas as nações (Isaías 60:18 em diante; e 61:11 em diante)
27. Esta eu entendo
ser a resposta; sim, a única resposta completa e satisfatória que pode ser
dada, para a objeção contra a sabedoria e bondade de Deus, tomada do presente
estado do mundo. Não será sempre assim: Essas coisas são permitidas apenas por
um tempo, através do grande Governador do mundo, para que ele possa tirar um
bem imenso e eterno deste mal temporário. Esta é a mesma chave que o próprio
Apóstolo nos dá nas palavras acima citadas: 'Deus os permitiu na descrença,
para que Ele tivesse misericórdia sobre todos'. Na visão deste evento glorioso,
quão bem podemos clamar, 'Ó, a profundidade das riquezas, tanto da sabedoria,
quanto do conhecimento de Deus!', embora, por um tempo, 'seus julgamentos
fossem insondáveis, e seus caminhos inescrutáveis.' (Romanos 11:32-33). É suficiente
que nós estejamos seguro deste único ponto, de que todos esses males
transitórios desaparecerão; e haverá um final feliz; e que a 'misericórdia,
primeira e última, irá reinar'. Todos as
pessoas preconceituosas poderão ver que o Senhor está renovando a face da
terra: E nós temos forte razão para esperar que a obra que Ele começou, Ele irá
levar para o dia do Senhor Jesus; que Ele nunca irá cessar esta obra abençoada
de seu Espírito, até que Ele tenha cumprido todas as suas promessas; até que
ele coloque um ponto final no pecado, e miséria, e enfermidade, e morte; e
restabeleça a santidade e felicidade universal, e faça com que todos os
habitantes da terra cantem juntos, 'Aleluia, o Senhor Deus Onipotente reina!'.
'Bênção, e glória, e sabedoria, e honra, e poder, e força, serão junto ao nosso
Deus para sempre e sempre!' (Apocalipse 7:12).
[Editado
por Syl Hunt IV, estudante na Northwest Nazarene College (Nampa, ID), com
correções de George Lyons para Wesley Center for Applied Theology.]