terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pr. Francisco Nascimento / Os 7 passos para a Cura Divina



OS 7 PASSOS PARA A CURA DIVINA
E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã”. II Reis 5:1-15
O número 7 é encontrado na Bíblia 735 vezes, e sempre significa perfeição, plenitude, totalidade e denota um caráter espiritual.
Deus criou o mundo em 6 dias e no 7º descansou. Gn. 1. O primeiro padrão de uma vida completa após a queda do homem está em Gn. 5:24. “E andou Enoque com Deus; e já não era porque Deus o tomou para si”. Enoque era o 7º homem depois de Adão e o 1º a não experimentar a morte. Judas 14.
O Segundo homem que andou com Deus foi Noé Gn. 6:9. Noé levou os animais limpos para a Arca de 7 em 7 pares. Gn. 7:2; Sete dias depois que Noé entrara na Arca, veio o dilúvio. Gn. 7:9,10. A Arca descansou no 7º mês sobre as Montanhas Ararates. Gn. 8:4.
O amor fez Jacó servir ao seu tio Labão durante 7 anos por causa de Raquel. Gn 29:20.
Faraó teve um sonho terrível: Viu 7 vacas formosas e gordas e mais 7 vacas feias e magras que comiam as 7 vacas gordas. Em outro sonho viu 7 espigas cheias e boas e mais 7 espigas mirradas que devoravam as espigas boas.  José foi chamado para interpretar o sonho e Deus lhe revelou que o Egito passaria por 7 anos de fartura e 7 anos de fome. Gn. 41.
No dia da expiação o sumo sacerdote espargia sangue do novilho 7 vezes sobre o propiciatório. Lv. 16:14
Quando Israel tomou a cidade de Jericó, Deus ordenou-lhes que marchassem em volta da cidade 7 vezes. No 7º dia quando já haviam marchado 7 vezes, completaram sua marcha de fé, que foi completada com os 7 sacerdotes, levando 7 buzinas feitas de chifres de carneiros diante da Arca. Js. 6:1-12.
Sete dias foi o limite de tempo dado a Sansão para solucionar o famoso enigma. Jz. 14. O cabelo de Sansão que sustentava sua força tinha 7 tranças. Jz. 16:19.
Salomão levou 7 anos para construir o Templo de Deus. I Rs. 6:38. Depois de pronto o Templo o povo celebrou a consagração do altar durante 7 dias, e houve 7 dias de festas II Cr. 7:9.
Dois milagres de Eliseu foram selados com o número 7: A criança que ressuscitou, expirou 7 vezes ante de abrir os olhos. II Rs. 4:35.
Naamã, comandante do exército do rei da Síria para ser curado de sua lepra foi mandado por Elizeu a mergulhar 7 vezes no rio Jordão. II Rs. 5:14.
Sete foram os alimentos usados por Jesus no milagre da multiplicação dos pães 5 e peixes 2, totalizando 7. Jo 6:9. Em Mateus 13 sete são as parábolas do reino.
Sete homens de boa reputação foram escolhidos para administrarem a Igreja At. 6:1-7.
O livro de Apocalipse é um livro de setes. O 7 é usado 54 vezes neste livro, vejamos algumas: 7 castiçais, 7 estrelas, 7 espíritos de Deus, 7 selos, 7 buzinas, 7 olhos, 7 anjos, 7 trombetas, 7 trovões, 7 cabeças, 7 últimas pragas, 7 salvas de ouro, 7 reis, 7 montanhas, etc,…
OS SETE PASSOS PARA A CURA DIVINA
1. CRER NO TESTEMUNHO DE CURA. II Rs 5: 3,4
2RS 5:3 -  E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
2RS 5:4 -  Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Deus usou uma menina para testemunhar do seu poder. Deus usa muitas formas para propagar seu poder, amor e graça: a natureza; as curas realizadas; a palavra; os profetas; a igreja como lugar de cura e libertação. O que crer será curado.
2. BUSCAR A BENÇÃO.  “Partiu” Vs. 5
2RS 5:5 -  Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
Para recebermos a benção temos que ultrapassar barreiras, obstáculos, e sairmos de onde estamos. Pagar o preço e facilitar a bênção. Ter disposição para receber o que Deus tem para nos dar.
-          ‘ Tire a pedra’ ;  ‘ Enche as talhas’
-          Para recebermos a benção do emprego; da reconciliação; da cura divina, temos que fazer a nossa parte.
3. PROCURAR A PESSOA CERTA.  VS. 6-9
2RS 5:6 -  E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
2RS 5:7 -  E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
2RS 5:8 -  Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
2RS 5:9 -  Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Naamã em primeiro lugar buscou ajuda do rei de Israel Eliseu era o profeta de Deus, constituído para ministrar cura.  Os maiores erros que cometemos é buscar cura e libertação a pessoas, coisas ou lugares errados. Pedir conselhos a pessoas erradas é assinar um atestado de grandes complicações.
4. CONFIAR NO MÉTODO DE DEUS. Vs. 10-12
2RS 5:10 -  Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
2RS 5:11 -  Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
2RS 5:12 -  Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
Deus não trabalha com uma única forma de cura e libertar. O problema é que queremos que Deus nos cure ou fale de acordo com nossos métodos e raciocínios. Exemplos: “Assim não, tem que ser desse jeito” “Para que aja cura tem que orar bem alto, gritar, rodopiar, jogar pra frente pra trás e depois empurrar bem a cabeça, se possível até assoprar”.
“Tem que urgir com óleo tem que colocar o copo de água, arruda, sal grosso, tem que ter jejuado orado muito, se consagrado, tem que fazer longas orações”.
Jesus curou de muitas maneiras: Com cuspe; curou imediatamente; progressivamente; mandou ir ao sacerdote; mandou lavar no tanque de Siloé; outra vez ele tocou; outra vez ele só ordenou. Tudo isso para nos mostrar os vários métodos de cura.
5. HUMILHAR-SE, RECONHECENDO A NECESSIDADE DE DEUS. Vs. 13
2RS 5:13 -  Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado
“Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que Ele em tempo oportuno vos exalte”. I Pd 5:6
6. PERSEVERAR ATÉ VER CUMPRIDO A BÊNÇÃO. Vs 14
2RS 5:14 -  Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
“Sete vezes”, o sete fala de perfeição, plenitude, totalidade e denota um caráter espiritual.
Um dos maiores problemas do ser humano é a desistência, o espírito de fracasso, desestimulo.  Deus não se agrada dos que logo desiste.
7. RECONHECER O PODER DE DEUS. Vs.15
2RS 5:15 -  Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
Ser agradecido. Servi-lo e andar em seus caminhos. Não se desviar de Deus e de seu propósito.
OS SETE PASSOS PARA A CURA DIVINA
  1. Crer no testemunho de cura. Vs 3,4
  2. Buscar a benção.  “Partiu”  vs. 5
  3. Procurar a pessoa certa.  Vs. 6-9
  4. Confiar no método de Deus. Vs. 10-12
  5. Humilhar-se, reconhecendo a necessidade de Deus. Vs. 13
  6. Perseverar até ver cumprido a bênção. Vs 14
  7. Reconhecer o poder de Deus. Vs. 15

Pr Francisco Nascimento


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / O CRISTIANISMO E O JULGAMENTO FINAL


O CRISTIANISMO E O JULGAMENTO FINAL

Estes estudiosos chegam a afirmar que grande parte da cultura Persa foi adaptada e copiada pelos Judeus, e, que, grande parte do Antigo Testamento é Cópia do Zend-avesta, um livro sagrado dos Mazdeistas, seguidores de Zoroastro. Um dos mitos presente na maioria das civilizações e religiões é a do juízo final, sendo que Egípcios, Babilônicos, Persas, e outras civilizações acreditavam em um juízo final. As religiões apostam em um julgamento final, mas a Bíblia não apresenta a mesma idéia. O que a bíblia diz acerca deste tema? Haverá um julgamento final?
O que os homens dizem
A humanidade ao longo dos séculos acreditou em um Juízo final, mas, o que a bíblia diz? Haverá mesmo um juízo final? O que será julgado em tal juízo?
Alguns estudiosos comparam a cultura judaico-cristã com outras culturas e alegam que o cristianismo e o judaísmo adotaram vários mitos provenientes de outras civilizações.
Estes estudiosos chegam a afirmar que grande parte da cultura Persa foi adaptada e copiada pelos Judeus, e, que, grande parte do Antigo Testamento é Cópia do Zend-avesta, um livro sagrado dos Mazdeistas, seguidores de Zoroastro.
Um dos mitos presente na maioria das civilizações e religiões é a do juízo final, sendo que Egípcios, Babilônicos, Persas, e outras civilizações acreditavam em um juízo final.
As religiões apostam em um julgamento final, mas a Bíblia não apresenta a mesma idéia. O que a bíblia diz acerca deste tema? Haverá um julgamento final? Vejamos!
"Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação..." ( Rm 5:18 ).
A bíblia é enfática ao demonstrar que o tal juízo final esperado pela humanidade já ocorreu no início da civilização humana. O julgamento da humanidade se deu em Adão e através dele uma condenação pesa sobre todos os homens.
O homem
Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Muitos questionam o que vem a ser a imagem e a semelhança que o homem adquiriu do seu Criador, visto que Deus é Espírito, e como tal, não possui partes ou substâncias tangíveis para que o homem fosse feito a Sua semelhança. Paulo esclarece este ponto: "... o qual (Adão) é a figura daquele que havia de vir (Jesus)" ( Rm 5:14 ), Adão foi agraciado com a figura de Cristo, o último Adão ( 1Co 15:45 ).
Adão também foi agraciado com a semelhança do seu Criador. Que semelhança? Intelectual? Moral? Não! A semelhança com o Criador não se fixa em elementos pertinentes a humanidade.
Antes, por Deus exercer domínio sobre o universo, ao homem foi dado por semelhança domínio sobre a face da terra "... domine ele (...) sobre toda a terra" ( Gn 1:26 ). Para exercer domínio sobre a terra, Adão foi agraciado com intelecto e livre-arbítrio.
Deus exerce domínio sobre todas as coisas e Adão, por semelhança, passou a exercer domínio sobre a terra. Deus é plena liberdade e Adão, por semelhança, foi agraciado com o livre-arbítrio. Deus é criador e o homem foi agraciado com a autonomia de poder trazer outro semelhante à existência através de sua própria vontade.
Nem mesmo os anjos, superiores em poder e glória, podem trazer à existência outro ser, que o homem, por semelhança ao seu Criador, traz ao mundo.
Com a ordenança divina surge um entrave: Adão não devia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Muitos vêem na determinação divina uma simples proibição. Porém, através da ordenança divina Adão adquiriu outra semelhança com o Criador. Vejamos:
Deus soberano é plenamente livre, porém, Ele não pode mentir, ou seja, Deus não pode negar-se a si mesmo, ou seja, atentar contra a Sua própria natureza. Deus jamais atentará contra a sua própria natureza ou existência, e ao ser instituída a ordenança no Jardim do Éden, Adão por semelhança foi instruído a não atentar contra a sua própria natureza.
Após a ordenança de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, Adão tornou-se semelhante ao seu Criador, visto que, não podia atentar contra a sua própria natureza: vida proveniente da comunhão com Deus.
Adão possuía plena liberdade, visto que podia comer de todas as árvores do jardim: "De toda a árvore do jardim comerás livremente..." ( Gn 2:16 ). Deus não impôs a necessidade de escolha, mas Adão possuía liberdade para escolher comer de toda árvore ou não. Ele não era obrigado a escolher nada. Se quisesses, viveria passivamente, sem fazer escolha alguma, e continuaria livre.
Adão era perfeito e habitava em um lugar perfeito. Posteriormente, o Jardim tornou-se o cenário do Tribunal onde a humanidade foi julgada e condenada.

A Regra
"...mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás" ( Gn 2: 17 ).
Deus é onipotente, porém não pode mentir ou negar-se a si mesmo ( 2Tm 2:13 ). Deus é fiel e justo. Se Deus mentisse, fosse infiel ou injusto, Ele deixaria de ser Deus: o Deus que conhecemos: santo, justo e bom. Esta mesma regra foi estabelecida por Deus ao homem.
O homem de posse de plena liberdade não podia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mesmo sendo livre e capaz, Adão não devia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Há certas coisas que Deus não pode fazer, e da mesma forma, por semelhança, foi demonstrado ao homem o que ele não podia fazer, visto que, comprometeria a sua própria natureza.
Deus podia intervir não deixando Adão exercer a sua livre vontade quando intentou comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus podia, mas não o fez, uma vez que Ele não voltar atrás em seus propósitos.
Adão podia comer de todas as árvores do jardim, mas no dia em que comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, neste dia haveria de morrer. De que morte Deus falou a Adão?
Como a regra foi instituída por Deus, o conceito de morte expressava uma idéia presente no próprio Deus e não segundo a concepção humana, que é voltar ao seio da terra.
O conceito de morte que a humanidade conhece foi instituída somente após a queda de Adão, quando Deus disse: "...és pó, e ao pó tornarás" ( Gn 3:19 ) (morte física). Quando foi dito que Adão certamente morreria, caso comesse da árvore do conhecimento, Deus não estava falando da volta do homem ao pó da terra (morte física), e sim da separação que se estabeleceria entre o homem e Deus, tornando o homem alienado da vida que há em Deus.
Após comer da árvore 'proibida', Adão deixou a condição de santo, justo e bom, e passou a estar separado do seu Criador. Deus é vida, e separado do seu Criador, que é santo, justo e bom em essência, Adão passou a condição de morto, ou seja, a sua natureza deixou de possuir as mesmas características da natureza do seu Criador.

A Ofensa, o Juízo e a Condenação
Adão desobedeceu ao Criador e comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. Adão com capacidade plena para comer de todas às árvores do jardim escolheu justamente a árvore que lhe era vetada. Ele lançou mão do juízo e da condenação.
No instante em que Adão comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele abraçou um juízo, uma condenação e foi apenado: morreu! O que ocorreu com Adão passou a toda humanidade, e por isso a bíblia diz que ‘todos pecaram e destituídos estão de Deus’.
Paulo descreve o que ocorreu com a humanidade em conseqüência da ação de Adão: "O juízo veio de uma só ofensa, na verdade para condenação (...) Pois se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse (...) assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação (...) Pois como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores" ( Rm 5:16 -19 ; 1Co 15:21 -22).
Sobre a condição da humanidade Jesus disse: "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado..." ( Jo 3:18 ), ou: "...tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" ( Jo 5:24 ).
Através destes versículos é possível perceber que o julgamento da humanidade se deu no passado. Todos os homens foram julgados e condenados em Adão. O juízo 'final', que muitos esperam, deu-se no início da história da humanidade e todos os homens nascem debaixo de condenação.
O posicionamento da bíblia difere em muito do que as nações e religiões pagãs anunciam. Não há paralelo no patrimônio histórico cultural da humanidade, ou uma similaridade entre o que as religiões do mundo acreditam e o posicionamento bíblico. Que cultura apresenta a humanidade como julgada e debaixo de condenação?
Enquanto muitos esperam comparecer perante um tribunal semelhante aos tribunais humanos, onde o conceito de justiça é segundo parâmetros de certo e errado, leis, moral, caráter, comportamento, que decorrem das ações praticadas no dia-a-dia. Enquanto a humanidade espera um julgamento por suas próprias ações individuais, a bíblia demonstra que toda a humanidade está condenada como conseqüência do ato de um único homem: Adão.
A bíblia apresenta uma única transgressão, um único juízo e uma condenação que se estende a humanidade.
Sobre este aspecto Davi disse: "Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" ( Sl 51:5 ). A sujeição ao pecado vem desde o nascimento do homem. Por conseguinte "Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há se quer um" ( Sl 14:3 e Sl 53:3 ). Tal condição afeta o homem desde a madre: “Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras" ( Sl 58:3 ).
O profeta Isaias em seu livro descreve a condição dos homens retratando tal condição em seu povo ( Is 59 ).
Certamente que a humanidade já está julgada e pesa sobre ela uma condenação. Por isso o escritor aos Hebreus diz: "Como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação?" ( Hb 2:3 ).
Somente o cristianismo apresenta a urgência da salvação para o dia que se chama ‘hoje’, visto que, os homens estão perdidos (condenados) em Adão. As religiões e a própria cultura da humanidade aponta o futuro na espera de uma decisão de que serão ou não condenados, porém, a bíblia demonstra que estão enfatuados em sua carnal compreensão.
O mito do juízo final presente na maioria das civilizações e religiões não resiste à verdade do evangelho, que demonstra que a humanidade está de baixo de condenação ( Jo 3:18 ), e que a salvação encontra-se em Cristo, o último Adão.
Haverá sim um juízo no futuro da humanidade, porém, este juízo será quanto às obras dos homens perdidos, que foram condenados em Adão.

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / OJULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO


O JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO
As obras dos homens sob condenação serão consideradas por Deus como sendo 'trapos' de imundície, ou seja, que não pode justificar (não prestam para vestes). Todos que comparecerem diante de Deus no Grande Tribunal do Trono Branco estarão como nus, visto que não poderão cobrir a nudez com suas obras ( Is 59:6 ).
"Então vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele. Da presença dele fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se livros. Abriu-se outro livro, que é o da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras" ( Ap 20:11 )
O Grande Trono Branco que João descreve no livro do Apocalipse, quando ele estava na ilha de Patmos, é tido por muitos como sendo o lugar onde se dará o Juízo Final. Muitos pensam que diante do Grande Trono Branco será descido quem será salvo ou não.
Porém, a bíblia demonstra que todos quantos comparecerem diante do Grande Trono Branco já foi condenado. Todos quantos comparecerem perante o Grande Trono Branco está perdido para sempre, isto por causa da condenação que se deu em Adão “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação...” ( Rm 5:18 ).
Mas, se a humanidade já está condenada, qual é o propósito do Grande Trono Branco? Diante dele haverá o julgamento das obras de todos os homens que estão sob a ofensa, juízo e condenação de Adão.
O Livro de Jó, o livro mais antigo da bíblia, demonstra que Deus haveria de trazer os homens a juízo por causa de suas ações "Segundo a obra do homem, ele lhe paga, e faz a cada um segundo o seu caminho" ( Jó 34:11 ).
Muito tempo depois, Jeremias também deixou registrado: "Os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" ( Jr 32:19 ).
Sabemos que nada há que se esconda da presença de Deus e que Ele é perfeito juiz ( Hb 4:13 ). O Grande Trono Branco quando estabelecido trará a lume a medida da ira de Deus que os homens perdidos acumularam por ter um coração impenitente "Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus" ( Rm 2:5 ).
Com relação à salvação é certo que as obras dos homens de nada lhes aproveitarão diante do Grande Trono Branco, uma vez que, sem ser gerado de novo 'não há quem faça o bem' ( Sl 53:3 ). As obras dos homens sob condenação serão consideradas por Deus como sendo 'trapos' de imundície, ou seja, que não pode justificar (não prestam para vestes). Todos que comparecerem diante de Deus no Grande Tribunal do Trono Branco estarão como nus, visto que não poderão cobrir a nudez com suas obras ( Is 59:6 ).
A queda da humanidade em Adão trouxe condenação, separação, destituição da glória de Deus, ou seja, todos os homens pecaram. Isto porque a humanidade ‘entra’ por uma porta larga, que é Adão, e passa a trilhar um caminho espaçoso que conduz à perdição. Como sabemos, há somente dois caminhos, um de perdição e outro de salvação, e os homens que entraram por Adão terá um destino segundo ao caminho que trilham “...e faz a cada um segundo o seu caminho” ( Jr 32:19 ; Jó 34:11 )
As obras dos homens por serem destituídos da glória de Deus também ficaram comprometidas, pois as suas obras deixaram de ser feitas em Deus ( Jo 3:19 ). Quando o homem não está em Deus, conseqüentemente as suas obras não são feitas n'Ele. Por este motivo, os homens religiosos que confiam em suas ‘boas’ obras (ações) rejeitaram a Cristo, pois não compreendem que as suas obras más.
O que os homens sem Deus ignoram hoje, Deus haverá de revelar diante do Trono Branco, pois lá serão informados o quão reprováveis são as suas obras porque não foram realizadas em Deus.
Por que as obras dos homens sem Deus são más? São más por causa da condenação em Adão. Ao desobedecer à determinação divina, a natureza de Adão deixou de ser santa, justa e boa. Adão passou à condição de reprovável, condenável diante de Deus, e, por conseqüência, todas as suas obras passaram a ser reprováveis.
A condenação de Adão passou a todos os homens, e por isso Paulo disse: "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" ( Rm 5:12 ). A condenação decorrente de Adão comprometeu a natureza de toda humanidade, e, por conseguinte, todas as obras dos homens passaram a ser segundo a sua natureza: obras más.
Sobre este aspecto Jesus comparou os homens com as árvores: "Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Do mesmo modo, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus" ( Mt 7:16 -17).
Ou seja, somente através do evangelho é possível cortar a má árvore. Para que o homem venha produzir frutos bons é preciso estar ligado em Cristo, a videira verdadeira. Todos que permanecem em Cristo dão muito fruto. Fruto segundo a Oliveira Verdadeira, fruto bons! Pois as 'boas obras' somente são feitas em Deus, que as preparou de ante mão ( Ef 2:10 ; Jo 3:21 ).
As obras dos homens serão reprovadas diante do Trono Branco por não terem sido feitas em Deus. Por não aceitarem a Cristo, a Oliveira Verdadeira, as obras daqueles que comparecerem perante o Grande Trono Branco será reprovada ( Jo 15:5 ).
A religiosidade, a moralidade, a legalidade, o formalismo não aprovará ninguém diante do Trono Branco. Mesmo a melhor religião será reprovada diante de Deus, ou seja, mesmo a religião que se aplica em visitar órfãs e viúvas haverá de ser rejeitada. A única religião pura e imaculada para com Deus, que livra o homem de comparecer diante do Trono Branco é o  guardar-se incontaminado do mundo, condição que só é possível alcançar quando se está em Cristo ( Tg 1:27 ; 1Ts 5:23 ).
A moral, a justiça humana, o comportamento regrado, as esmolas, os sacrifícios, não aproveitará ao homem quando comparecer perante o Justo juiz. Deus livra da tentação os piedosos, ou seja, aqueles que estão salvos em Cristo, mas os injustos são reservados para o dia do juízo, quando receberão o veredicto acerca de suas obras e seguiram para a perdição eterna "Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados" ( 2Pe 2:9 ; Rm 2:6 ).
Por isso Paulo diz:
"(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)" ( 2Co 6:2 )
No último dia, perante o Trono Branco, o homem não será aceito diante de Deus, pois hoje é o tempo aceitável, o dia de salvação.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SERMÃO DE JOHN WESLEY - SERMÃO DO MONTE PARTE XI

Sobre o Sermão do Monte – Parte XI
John Wesley


'Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem'.(Mateus 7:13-14)


1. Nosso Senhor, tendo nos alertado quanto aos perigos que facilmente nos atacam, em nosso primeiro ingresso na religião; aos obstáculos que naturalmente surgem nela; às maldades de nossos próprios corações; agora prossegue, para nos avisar dos obstáculos de fora; particularmente, o mau exemplo e o mau conselho. Através de um ou outro desses, milhares, que uma vez seguiram bem, retornaram para a perdição;  — sim, muitos desses que não eram noviços na religião, e que fizeram algum progresso na retidão. A precaução Dele, portanto, contra esses ele impõe sobre nós, com toda a gravidade possível, e repete isto, várias vezes, nas mais variadas expressões, a  fim de que não permitamos, por quaisquer que sejam os meios, que ela  passe desapercebida. Assim, Ele nos protege eficazmente contra a primeira: 'Entrem',  Ele diz, 'pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem': Para nos assegurar da última, 'Tomem cuidado', diz Ele, 'com os falsos profetas'. Nós iremos, no momento, considerar apenas a primeira.

2. 'Entrem', diz nosso abençoado Senhor, 'pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem':

3. Nessas palavras nós podemos observar:


I. Primeiro, as propriedades inseparáveis do caminho para a o inferno: 'Portão largo, caminho amplo, que conduz à destruição, e muitos entram através dele'.  

II. Em Segundo Lugar, as propriedades inseparáveis do caminho para o céu: 'Estreito é o portão, e poucos o encontram'.

III. Em Terceiro lugar, uma exortação séria fundamentada nisso: 'Entrem pelo portão estreito'.

I

1. Nós podemos observar, Primeiro, as propriedades inseparáveis do caminho para o inferno: 'Largo é o portão, e amplo é o caminho que conduz à destruição. E muitos existem que entram por ele'.

2. Largo é realmente o portão, e amplo o caminho que conduz à destruição! Porque o pecado é o portão do inferno, e a maldade o caminho para a destruição. E quão largo é o portão do pecado! Quão espaçoso é o caminho da maldade! O 'mandamento' de Deus 'é excessivamente amplo'; não se estendendo apenas a todas as nossas ações, mas a cada palavra que sai de nossos lábios; sim, cada pensamento que surge em nossos corações. E o pecado é igualmente amplo com o mandamento, uma vez que se trata de pecado, qualquer brecha do mandamento. Sim, antes, é, milhares de vezes, maior; já que existe apenas um caminho de manter o mandamento; porque nós não o mantemos devidamente, a menos que a coisa feita, a maneira de fazê-la, e todas as outras circunstâncias estejam de acordo: Por outro lado, existem milhares de maneiras de romperem com cada mandamento; portanto esse portão é amplo, de fato.

3. Para considerar isto um pouco mais particularmente: quão amplos são aqueles pecados, dos quais todos os demais derivam suas existências; — a mente carnal que é inimiga de Deus; o orgulho do coração; a vontade própria; o amor ao mundo! Nós podemos fixar alguns limites a eles? Eles não se difundem, através de nossos próprios pensamentos, e se misturam com todos os nossos temperamentos? Eles não estariam influenciando, mais ou menos, toda a massa de nossas afeições? Nós não podemos, num exame íntimo e fiel de nós mesmos, perceber essas raízes de amargura, continuamente brotando, infectando todas as nossas palavras, e corrompendo todas as nossas ações? E quão inumeráveis frutos elas produzem, em todas as épocas e nações! Suficientes, até mesmo, para cobrirem toda a terra com escuridão e habitações desumanas.

4. Ó quem é capaz de calcular seus frutos execráveis; contar todos os pecados, quer contra Deus ou nosso próximo; não os que a imaginação poderia descrever, mas os que podem ser motivo de experiência diária e melancólica? Nem precisamos percorrer toda a terra para encontrá-los. Inspecionando qualquer um dos reinos; uma simples região; ou município; ou cidade; e quão farta será esta colheita! E estes, que estão assim espalhados, não se tratam de maometanos ou da escuridão pagã; mas daqueles chamados pelo nome de Cristo, e que professam ver a luz de seu glorioso Evangelho. Indo não muito além do reino ao qual pertencemos, a cidade onde nós estamos agora!

Nós nos denominados cristãos; sim, e estes da mais pura espécie: Nós somos protestantes; cristãos reformados! Mas, ai de mim! Quem poderá continuar a reforma de nossas opiniões, em nossos corações e vidas? Não existe um motivo? Porque quão inumeráveis são nossos pecados; — e estes dos mais abjetos! Será que as  mais grotescas abominações, de toda a espécie, não abundam entre nós, dia a dia? Os pecados, de toda a sorte, não cobrem a terra, como as águas cobrem o mar? Quem poderá contá-los? Melhor contar as gotas da chuva, ou as areias do ancoradouro. Então, 'largo é o portão', assim 'amplo é o caminho que conduz à destruição!'.

5.  'E muitos existem que entram', por aquele portão; muitos que caminham naquele caminho; — quase tantos quanto entram para o portão da morte; os que mergulham nas câmaras das sepulturas. Porque não pode ser negado, (embora nem nós podemos conhecer isto, a não ser com a vergonha e tristeza do coração), que, mesmo nestas que são chamadas de regiões cristãs, a generalidade de todas as idades e sexo, de toda profissão e empreendimento; de todo nível e grau; alto e baixo; rico e pobre, estão caminhando no caminho da destruição. A maior parte dos habitantes dessa cidade, até esse dia, vive no pecado; em alguma transgressão palpável, costumeira e conhecida da lei que eles professam observar; sim, em alguma transgressão exterior; alguma espécie de descrença e iniqüidade grosseira e visível; alguma violação declarada de suas obrigações; para com Deus ou homem. Esses, então, ninguém pode negar, estão todos no caminho que conduz à destruição.

Acrescente a esses, aqueles que têm um nome que, de fato, eles vivem, mas que nunca estiveram vivos para Deus; aqueles que exteriormente parecem justos para os homens, mas que interiormente estão cheios de imundície; cheios de orgulho e vaidade; de ira ou desejo de vingança; de ambição ou cobiça; amantes de si mesmos; amantes do mundo; amantes do prazer mais do que amantes de Deus. Esses, na verdade, podem ser altamente estimados por homens; mas eles são uma abominação para o Senhor; e quão grandemente irão esses 'santos do mundo' aumentar o número dos filhos do inferno!

Sim, acrescente a todos, o que quer que eles sejam na consideração de outros; o que quer que eles tenham, mais ou menos, da forma da santidade; quem 'sendo ignorantes da retidão de Deus, buscam estabelecer sua própria retidão', como alicerce da reconciliação deles com Deus, e a aceitação Nele, e, em conseqüência, não têm 'submetido a si mesmos à retidão que é de Deus', pela fé. Agora, junte todas essas coisas, em uma só, quão horrível verdade é aquela afirmação de nosso Senhor: 'Largo é o portão, e amplo o caminho que conduz à destruição, e muitos são os que entram por ele!'.

6. Nem isto diz respeito apenas ao rebanho vulgar, — à parte pobre, e simples, da humanidade. Homens de eminência no mundo; homens que têm muitos campos e  juntas de bóias, não desejam ser excluídos desses. Pelo contrário, 'muitos homens sábios, segundo a carne', de acordo com os métodos humanos de julgamento; 'muito consideráveis', no poder, na coragem, na riqueza; muitos 'nobres', são chamados; chamados para o caminho amplo, através do mundo, da carne e do diabo; e eles não são desobedientes daquele chamado. Sim, quanto mais alto se erguem em suas fortunas e poder, mais profundamente eles mergulham na iniqüidade. Quanto mais bênçãos receberam de Deus, mais pecados cometem; usando suas honras ou riquezas; seu aprendizado ou sabedoria, não como meio de operarem sua salvação, mas, antes, de distinguirem-se no vício, e assim assegurarem sua própria destruição!


II

1. E a mesma razão que muitos desses seguem, tão seguramente nesse caminho amplo, é porque ele é amplo; não considerando que esta é a propriedade inseparável do caminho para a destruição. 'Muitos existem', diz o Senhor, 'que entram nele': pela mesma razão que eles deveriam fugir dele, mesmo 'porque, estreito é o  portão, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que o encontram'.  

2. Esta é a propriedade inseparável do caminho para o céu. Tão estreito é o caminho que conduz à vida - à vida eterna,  — tão estreito é o portão, — que nada impuro; nada não santo, pode entrar. Nenhum pecador pode passar, através daquele portão, até que ele seja salvo, de seus pecados. Não apenas dos pecados exteriores, de sua 'conversa maldosa, recebida por tradição de seus antepassados'. Não será suficiente 'cessar de praticar o mal', e 'aprender a praticar o bem': Ele não deve apenas ser salvo de toda ação pecaminosa, de todo o discurso diabólico e inútil; mas mudar interiormente; renovar-se totalmente no espírito de sua mente: Do contrário, ele não poderá passar através do portão da vida; ele não poderá entrar para a glória.

3. Porque, 'estreito é o caminho que conduz à vida'; o caminho da santidade universal. Estreito, de fato, é o caminho da pobreza de espírito; o caminho do murmurar santo; o caminho da humildade; daquela fome e sede em busca da retidão. Estreito é o caminho da misericórdia; do amor verdadeiro; o caminho da pureza de coração; de praticar o bem a todos os homens; e de alegremente sofrer o mal; toda a forma de mal, por causa da retidão.

4. 'E poucos existem que o encontram'. Ai de mim! Quão poucos encontram, mesmo o caminho do pagão, honestamente! Quão poucos existem, que não fazem ao outro o que eles não gostariam que fosse feito a eles! Quão poucos são inocentados, diante de Deus, por agirem de acordo com a injustiça ou indelicadeza! Quão poucos 'não ofendem com suas línguas'; não falam coisa alguma indelicada, e mentirosa! Que proporção pequena da humanidade é inocente, mesmo das transgressões exteriores! E quão menor proporção tem seu coração correto, diante de Deus, -- limpo e santo aos seus olhos! Onde estão eles, a quem Seu olhar minucioso discerne serem verdadeiramente humildes; abominando a si mesmos, no pó e cinza, na presença de Deus seu Salvador, para ser profunda e firmemente sérios, sentindo suas necessidades, e 'passando o tempo de sua permanência curta com medo'; verdadeiramente humildes e gentis, nunca 'dominando o mal, mas sobrepujando o mal com o bem'; totalmente sedentos por Deus, e continuamente buscando a renovação em sua semelhança? Quão escassamente eles estão espalhados sobre a terra; cujas almas são engrandecidas no amor para com toda a humanidade; e que amam a Deus com todas as suas forças; que deram a Ele seus corações, e desejam nada mais na terra ou céu! Quão poucos são esses amantes de Deus e homens que gastam todas as suas forças, em fazer o bem a todos os homens; e estão prontos para sofrer todas as coisas, sim, morrendo em si mesmo, para salvar uma alma da morte eterna!

5. Mas, enquanto tão poucos são encontrados no caminho da vida, e tantos são encontrados, no caminho da destruição, existe um grande perigo de que a torrente de exemplos possa nos arrastar com eles. Mesmo um simples exemplo, se ele estiver sempre à nossa frente, está apto a causar muita impressão sobre nós; especialmente, quando ele tem a natureza do seu lado; quando ele incorre em nossas próprias inclinações. Quão grande, então, deve ser a força de tão numerosos exemplos, continuamente diante de nossos olhos; e todos conspirando juntos com nossos próprios corações, para nos levar para baixo da correnteza da natureza! Quão difícil deve ser represar a maré, e nos  mantermos 'incólumes no mundo'.

6. O que aumenta a dificuldade ainda mais, é que eles não são a parte rude e insensível da humanidade, pelo menos, não esses somente, que nos apresentam o exemplo, que enchem o caminho declinante, mas o polido; o bem educado; o sábio; os homens que entendem o mundo; os homens de conhecimento; de aprendizado profundo e diverso; o racional; o eloqüente! Esses são todos, ou quase todos, contra nós. E como nós devemos nos colocar contra eles? As línguas deles não gotejam maná; e eles não aprenderam todas as artes da sutil persuasão? — E de raciocínio também; porque esses são versados em todas as controvérsias, e discussão oral. Portanto, trata-se de uma pequena coisa, para eles, provarem que o caminho está correto, porque é amplo; que ele que segue a multidão não pode fazer mal, mas apenas aquele que não a segue; que o caminho de vocês deve estar errado, porque é estreito, e porque existem poucos que o encontram. Esses irão tornar claro para uma demonstração, que o mal é bom, e o bom é mal; que o caminho da santidade é o caminho da destruição, e o caminho do mundo, o único caminho para o céu.

7. Ó, como podem os homens incultos e ignorantes manter sua causa contra tais oponentes! E ainda, esses não são todos, com os quais eles devem contender; de qualquer modo, eles não estão à altura para a tarefa: Porque existem muitos homens consideráveis, nobres e poderosos, tanto quanto sábios, na estrada que conduz à destruição; e esses têm um menor caminho de contestação, do que aquele da razão e argumento. Eles usualmente recorrem, não ao entendimento, mas aos medos de alguém que se oponha a eles; — um método que raramente fracassa, mesmo onde o argumento não tem proveito algum, colocando-se no mesmo nível de competência de todos os homens; porque todos podem temer, quer possam raciocinar ou não. E todos que não têm uma confiança firme em Deus, uma esperança certa no seu poder e amor, não podem deixar de temer dar algum desgosto a esses que têm o poder do mundo em suas mãos. Qual a surpresa, portanto, se o exemplo desses é uma lei para todos que não conhecem a Deus?   

8. Muitos ricos estão igualmente no caminho amplo. E esses recorrem às esperanças dos homens, e a todos os seus desejos tolos, tão fortemente e efetivamente, quanto o poderoso e o nobre recorrem aos seus medos. De modo que dificilmente você pode firmar-se no caminho do reino, a menos que você esteja morto para tudo abaixo; a menos que você esteja crucificado para o mundo, e o mundo crucificado para você; a menos que você não deseje nada a não ser Deus.

9. Porque quão escuro, quão desconfortável, quão proibitivo é o panorama do lado oposto! Um portão estreito! Um caminho apertado! E poucos encontram o portão! Poucos caminham por ele! Além do que, mesmo esses poucos não são homens sábios; não são homens de aprendizado ou eloqüência. Eles não são capazes de raciocinar fortemente e claramente: Eles não podem propor um argumento para alguma vantagem. Eles não sabem como provar o que eles professam acreditar; ou explicar mesmo o que eles dizem; o que eles experimentam. Certamente, tais defensores como esses nunca irão recomendar, mas, antes, irão desconsiderar a causa que eles aderiram.  

10. Acrescentem a estes, aqueles que não são homens nobres e honrados: Se eles fossem, vocês poderiam tolerar suas loucuras. Eles são homens de nenhum interesse, nenhuma autoridade, nenhuma consideração no mundo. Eles são simples e comuns; inferiores na vida; e tal como não têm poder, não têm desejo de causar dano a vocês. Portanto, não existe nada, afinal, que deva ser temido deles; e não existe coisa alguma, afinal, para se esperar: Uma vez que a grande parte deles pode dizer: 'Prata e ouro eu não tenho'; pelo menos, uma quantia moderada. Mais ainda, alguns deles dificilmente têm alimento, ou vestuário para colocar. Por essa razão, tanto quanto porque seus caminhos não são iguais àqueles dos outros homens, falam mal deles, em qualquer lugar; são menosprezados; eles têm seus nomes banidos como prejudiciais; são variavelmente perseguidos; e tratados como a imundície e refugo do mundo. De modo que, tanto os seus temores, as suas esperanças, e todos os seus desejos (exceto aqueles que você têm imediatamente de Deus), sim, todas as suas paixões naturais, continuamente inclinam você a retornar para o caminho largo.

III

1. Assim sendo, é que nosso Senhor tão sinceramente exorta: 'Entrem pelo portão estreito'. Ou (como a mesma exortação está expressa em outra parte): 'Esforcem-se para entrar','lutem, como em agonia': 'Porque muitos', diz nosso Senhor, 'o buscarão, esforçando-se indolentemente, 'e não serão capazes'.  

2. É verdade, que Ele anuncia o que pode ser considerada uma outra razão para o fato de não serem capazes de entrar, nas palavras que imediatamente se seguem a essas. Porque, depois de ter dito: 'Em verdade, eu lhes digo, que muitos buscarão entrar, e não serão capazes'; Ele anexa: 'Quando o pai de família se levantar, e cerrar a porta, e vocês começarem, de fora', — permanecer do lado de fora parece ser apenas uma expletiva elegante [partícula, palavra ou frase desnecessária ao enunciado estrito, mas que confere ênfase ou colorido à linguagem] — 'a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo Ele, lhes disser: Não sei de onde vocês são; apartem-se de mim, vocês todos que praticam a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes' (Lucas 12:24-28).

3. Pode parecer, numa visão superficial dessas palavras, que a demora para buscar, afinal, preferivelmente, à maneira deles buscarem, era a razão porque eles não eram capazes de entrar. Mas isto é, em efeito, a mesma coisa. Eles eram, portanto, ordenados a partir, porque eles tinham sido 'trabalhadores da iniqüidade'; porque eles tinham caminhado na estrada larga; em outras palavras, porque eles não tinham se afligido 'para entrarem pelo portão estreito'. Provavelmente, eles buscaram, antes que a porta fosse fechada; mas não foi o suficiente: E eles se esforçaram, depois que a porta foi fechada; mas, então, era tarde demais. 

4. Portanto, se esforcem, nesse seu dia, 'para entrar pelo portão estreito'.  E com esse objetivo, coloquem, em seus corações; e permitam que predomine, em seus pensamentos, que vocês estão no caminho largo; que vocês estão o caminho que conduz à destruição. Se muitos vão com vocês, tão certo quanto Deus existe, eles, assim como vocês, estão indo para o inferno! Se vocês estão caminhando como a generalidade dos homens caminha, vocês estão caminhando para o abismo sem fim! Muitos dos sábios, ricos, poderosos ou nobres estão viajando com vocês nesse mesmo caminho? Por esse sinal, sem ir mais longe, vocês sabem que ele não conduz à vida. Aqui está uma regra resumida, clara e infalível, antes de vocês entrarem nos particulares. Em qualquer profissão que vocês estejam engajados, vocês devem ser singulares, ou serão condenados! O caminho para o inferno não tem nada singular nele; mas o caminho para o céu é singularidade em seu todo. Se vocês moverem, a um passo que seja, em direção a Deus, vocês não serão como os outros homens. Mas não se esqueça disto. É muito melhor permanecerem sós, do que caírem em um abismo. Corram, então, com perseverança, a corrida que se coloca diante de vocês, embora suas companhias sejam poucas. Não será sempre assim. Mais algum tempo, e vocês terão 'a inumerável companhia de anjos, para a assembléia geral da Igreja de seu primogênito, e os espíritos dos homens justos que se tornaram perfeitos'.

5. Agora, então, 'esforcem-se para entrar no portão estreito', sendo penetrados com o mais profundo senso do inexprimível perigo, em que suas almas estão, enquanto vocês estiverem no caminho largo, -- por quanto tempo, vocês evitarem  a pobreza de espírito, e toda aquela religião interior, que os muitos ricos, e sábios, consideram loucura. 'Esforcem-se para entrar'; sendo perfurados com a tristeza e vergonha por terem, por tanto tempo, corrido com a multidão insensata, extremamente negligenciando, se não, desprezando, aquela 'santidade, sem a qual é impossível algum homem ver ao Senhor'. Esforcem-se, como em agonia do temor santo, a fim de que 'a promessa feita a vocês de fazerem parte do que restou, mesmo daquele 'restante que permanece para o povo de Deus', vocês não possam, todavia, 'alcançar'. Esforcem-se fervorosamente, com 'gemidos que não podem ser articulados'. Esforcem-se, orando sem cessar; em todos os momentos, erguendo seus corações a Deus, e dando a eles nenhum descanso, até que vocês 'acordem em busca da santidade Dele', e estejam 'satisfeitos com ela'.

6. Para concluir: 'Esforcem-se para entrar no portão estreito', não apenas, através dessa agonia da alma, da convicção, da tristeza, da vergonha, do desejo, do medo, da oração incessante; mas igualmente, ordenando sua conversa corretamente, caminhando com todas as suas forças, em todos os caminhos de Deus; o caminho da inocência; da devoção e da misericórdia. Abstenham-se da aparência do mal: Façam todo o bem possível a todos os homens: Neguem a si mesmo, a sua vontade própria, em todas as coisas, e tomem suas cruzes diariamente. Estejam prontos a cortar a sua mão direita; a arrancarem seu olho direito, e atirá-lo para longe de vocês; sofrer a perda dos bens, dos amigos, da saúde, e todas as coisas na terra, assim vocês poderão entrar para o reino dos céus!.


[Editado por Diane Williams, estudante da Northwest Nazarene College (Nampa, ID), com correções de George Lyons para a  Wesley Center for Applied Theology.]